15/06/2009 15:02
Palestra na Conferência Mundial da IASP
 

A XXVI Conferência Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP) sob o tema "Ecossistemas de Conhecimento no Futuro: Oportunidades para os Parques Científicos e Tecnológicos, Lugares e Parceiros" foi realizada pela primeira vez nos Estados Unidos, entre os dias 1º a 4 de junho, na cidade de Raleign. Organizado pelo Research Triangle Park (RTP), tido como um dos mais inovadores parques tecnológicos, o IASP-2009 contou com 800 participantes, vindos de mais de 50 países.

Este ano, apenas dois artigos brasileiros foram selecionados e somente um deles foi apresentados em plenária. O professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Fabio Silva e João Agripino da empresa WIT, especializada em tecnologia da informação e consultoria organizacional, tiveram o artigo "Determinants of Regional and Firm Innovativeness and the Role of Science Parks in Nurturing the Conditions of Their Development: Some Lessons from the Field" escolhido para apresentar em sessão plenária. Foram 50 trabalhos selecionados, deles 17 em sessão plenária.

"Determinants of Regional and Firm Innovativeness and the Role of Science Parks in Nurturing the Conditions of Their Development: Some Lessons from the Field” aborda o suporte oferecido pelos parques tecnológicos às empresas. O artigo enfoca no suporte dado pelo Porto Digital e SergipeTec às suas empresas de tecnologia da informação, além de comparar a visão dos parques com à das empresas, em relação ao suporte. O tema continua sendo desenvolvido, mas, agora, com um enfoque em âmbito internacional.

Além desse artigo, também, foi escolhido, para entrar na publicação dos anais do IASP-2009, outro artigo do professor Fabio Silva "Organizational Roles and Linkages in a Network-Based Innovation Environment: a Case Study based on Porto Digital Science Park". Esse trabalho ajuda a entender a evolução da inovação e as regras que os parques tecnológicos podem usar em variados momentos de evolução. Ele tem um enfoque no sistema de inovação de Tecnologia da Informação (TI), baseado nas posições tomadas pelo Porto Digital, analisando o contexto da evolução.

Os dois artigos poderão ser lidos no site da OREMI (http://www.oremi.com.br/), em breve. Interessados em obter uma cópia por favor entrem em contato com a OREMI.



  Website Desenvolvido Pela UNU Soluções